quarta-feira, 13 de maio de 2009

Como surgiu a WEB

A Web surgiu em 1989 com a necessidade de se compartilhar informações no CERN, um laboratório europeu que estuda partículas nucleares. Nesse laboratório, um físico chamado Tim Berners-Lee, utilizando-se da Internet como meio, desenvolveu uma linguagem e um software que ajudaria a suprir essa necessidade de compartilhar informações. Assim, um cientista elaborava um trabalho e o colocava à disposição na Internet, como se fosse uma página electrónico, e outras pessoas, desde que tivessem um browser, poderiam visualizá-lo. Com uma grande vantagem adicional, a de que estas páginas levavam a outras páginas com um simples clicar de mouse sobre certas palavras marcadas, ou em “Hyper Texto”. Como toda idéia, foi inicialmente cercada de muitos problemas e dificuldades. Em Novembro de 1990, Berners-Lee terminou o projecto e iniciou o protótipo. A World Wide Web, como foi desde o início chamada, entrou em operação em Maio de 1991 e, em Agosto do mesmo ano, já era amplamente conhecida no meio académico.
Menos de 3 anos depois, em Julho de 1992, ou seja, menos de 8 anos atrás, foi liberada a biblioteca de desenvolvimento para a WWW. Esta biblioteca deu origem à construção de vários outros browsers e servidores de “páginas” Web.

2 comentários:

  1. Menina Mais uma vez usa palavras com pronúncia brasileira. Não coloca a fonte de informação. Tem dois questionários com a mesma pergunta.
    Faltam-lhe muitas das aplicações que pedi.
    Tem até amanhã para terminar uma vez que é a apresentação do seu blogue amanhã.

    ResponderEliminar